Trabalho depois da maternidade

11:09:00




O tema que abordo hoje, pode sem dúvida fazer com que muitas mamãs se identifiquem. Trabalho depois do parto.
Existem mamãs que retomam o seu dia-a-dia profissional, outras porém, retomam a luta exaustiva para conseguir um trabalho.

No meu caso, quando decidi que queria engravidar, a minha vida financeira permitiu-me abandonar a minha carreira profissional de 13 anos para abraçar o que seria a pura felicidade.
Tudo foi maravilhoso! Despedi-me em Janeiro de 2014 e no dia 2 de Março descobri que estava grávida de 2 semanas.

Poder disfrutar da minha gravidez foi único, mas depois, ingressar novamente no mercado profissional foi muito complicado! Ser chamada para entrevistas até foi fácil, o meu CV ajudava-me bastante, complicado era nas entrevistas quando me faziam a pergunta: tem filhos?
A partir desse momento, toda a entrevista desenrolava-se nesse contexto. Quem tomava conta da S., se ficasse doente ficaria de baixa, se o pai estava disponível para me substituir caso fosse necessário faltar para as consultas…
De um minuto para o outro, toda a minha experiência profissional e competências passavam a ser secundárias. Saí inúmeras vezes das entrevistas a chorar e revoltada. Nunca na minha vida pensei que me poderiam rebaixar por ser mãe! POR SER MÃE!

Depois de muita luta (sim, porque eu sou de luta), arranjei trabalho numa livraria, conciliando com a consultoria de imagem e formações a título pessoal. Provei por A+B que ser mãe não me retirou qualquer competência e ao fim de 7 meses praticamente sou eu que giro a livraria.
Porém, conheço pessoas próximas que tendo já emprego mesmo antes da maternidade, quando retomavam o seu trabalho, as empresas despediram-nas alegando enumeras desculpas, menos o verdadeiro motivo: elas eram mães e não seriam tão “rentáveis” na questão de produtividade e tempo despendido para a empresa.

Infelizmente esta é uma realidade para muitas mulheres. Lamentavelmente, as mentalidades dos patrões são tão mesquinhas, que não entendem que uma mãe:

- Sabe gerir melhor o tempo que ninguém,
- Consegue ser disciplinada,
- Trabalha mais afincadamente para o sustento e futuro do seu filho,
- Fará tudo para não perder o emprego,
- Depois de se tornar responsável por um ser humano, para além dela própria, ainda é mais responsável para o trabalho,

E muito, muito mais…

A maternidade, só melhora a condição da mulher, da trabalhadora…
Quem perde? Todos! Nós o sustento, e as empresas por preferirem uma pessoal sem competências, a uma mãe, a transbordar delas…


A Mãe Online

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe