O Drama do peso depois da gravidez

13:53:00



Sinto-me inspirada para falar de algo que me perturba desde que me conheço! O peso!

A verdade é que nunca fui magra. Sempre tive os meus "pneuzinhos", tive os meus 63 Kg até aos 22 anos mais ou menos (hoje tenho 29), mas confesso que antes de engravidar, estava já a cima do peso (aos 27 anos). Deparei-me coma dura realidade dos 81kg, e toda a minha vida sofri com o complexo que criei na minha cabeça, mesmo não demonstrando isso às pessoas que me rodeavam.

Depois de engravidar, pensei que ia engordar muito mais, mas tive a sorte de não ultrapassar os 86 kg. Nunca me preveni de nada durante a gestação e a S. estava com o peso ideal.

Mas tudo mudou quando a S. nasceu! Imediatamente a seguir, perdi 10 Kg em apenas uma semana, isto é, perdi a cima do que tinha ganho durante a gravidez! Voltava a ter a minha barriga de volta (ainda com pneu mas mais lisa), os meus amigos pneus laterais tinha diminuído drasticamente e toda eu estava mais magra.
Confesso que estava radiante! Todo esse processo não me tinha prejudicado em nada na amamentação, nem na energia e humor para a minha bebé. Passado 2 meses já tinha perdido quase 15 Kg no total.

Infelizmente, todos os que me rodeava, criticaram-me por estar a emagrecer a olhos vistos (mesmo clinicamente estar tudo bem), e começaram a obrigar a comer, a comer, a comer...
Afirmavam que não ia ter forças para cuidar da S. (mas eu sentia-me tão bem! Tão bem, de uma forma que não me sentia há anos! Sentia-me bem comigo própria!) que o leite ia secar mais rapidamente, que não iria ser nutritivo (atenção: sempre me alimentei de forma saudável, pensando em primeiro lugar na S. e em mim).

Muito rapidamente parei nos 78 outra vez e cá estou eu de novo... Desmoralizada com o meu peso, a gerir o dia a dia com qualquer comida (eu sei que isso eu podia evitar), sentindo-me sem energia e motivação para dar o grande passo com que me debati quase toda a vida.

Confesso que já iniciei imensas vezes novos processos de mudança mas acabo por quebrar. Ou porque o marido cozinhou e não equilibrou a alimentação à minha medida, ou porque parece que como sempre do mesmo, ou porque chove para ir treinar, ou porque não me sinto confortável, ou porque estou cansada do trabalho, ou porque quero estar com a minha filha...

Como podem ver, não faltam desculpas para quebrar.

O objectivo deste post, é dizer a todas as mulheres que se identificam comigo, que não estão sozinhas na luta e que as outras mulheres podem sentir o mesmo que nós.

Por norma, lemos artigos de mulheres (que eu admiro pela sua força de coragem e motivação), que conseguiram passar estes obstáculos e conseguiram seguir com um plano alimentar saudável e treinos intensivos. Mas poucos lemos de quem ainda não teve coragem de tentar, ou já tentou e não conseguiu! Talvez porque seja difícil assumir os nossos fracassos.

Mas calma, eu vou tentar novamente, e espero que vocês tentem também!
Desta vez vou tentar pela minha S., pois quero ter saúde e ser uma mãe confiante ao lado da minha filha. Pois se eu não estiver bem comigo mesma e confiante, como posso passar isso para ela?

Fica a questão, não é? Por isso, eu vou à luta, como sempre!

A Mãe Online

You Might Also Like

2 comentários

  1. Ola,
    Sei exatamente aquilo que sente!! Tenho uma Leonor com 30meses!
    Já era gordinha antes de a ter e depois da gravidez voltei ao peso que tinha logo na maternidade!!
    Perdi mais qualquer coisita no primeiro mês mas desde então nem mais uma grama ��!!
    Também estou nos 78 e todos os esforços que faço tem sido em vão!
    Sofro de hipotiroidismo o que não ajuda em nada de nada!!
    Também eu trabalho o dia todo e percebo cada uma das desculpas que deu como se fossem minhas ��
    Mas vá, amanhã é outro dia !
    Temos que ser positivas ��
    Estou a adorar o seu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Flor!
      Não imagina como fiquei feliz em ler o seu comentário! Pensar que consigo chegar a outras pessoas que passam pelo mesmo que eu e conseguimos ter uma troca de ideias e ter palavras positivas umas para com as outras deixa-me de coração cheio.
      Obrigada por acompanhar o blog! Prometo que terá muitos mais temas úteis!
      Caso goste da página, não deixe de fazer GOSTO na página do Facebook. Talvez seja mais fácil receber as atualizações do blog por lá.
      Um beijinho muito grande querida!

      Eliminar

Subscribe